Dificilmente a mulher já sabe, mas está grávida!!! Antes mesmo que a falta de menstruação seja percebida, muita coisa já está acontecendo...
O que ocorre por dentro?
Após a fecundação, começa entrar em ação o HcG (Hormônio Gonadotrofina coriônica), o hormônio que detecta a gravidez pelo exame de sangue Beta HcG, A secreção de hCG serve para estimular a produção de progesterona pelo corpo lúteo (glândula temporária que secreta progesterona para manter a gestação) na fase inicial da gravidez, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo. No período em que as concentrações de hCG começam a diminuir, a placenta está suficientemente desenvolvida para produzir quantidade suficiente de progesterona, para manter o endométrio e permitir que a gestação continue.
Também na primeira semana o ovo ou zigoto passa por um processo de várias divisões percorrendo a trompa de falópio até chegar no útero.
A primeira semana termina com o zigoto chegando ao útero para se implantar no endométrio.
O que ocorre por fora?
Por mais que se afirme que é difícil a mulher perceber que está grávida logo na primeira semana, várias mulheres afirmam sinais diferentes no seu corpo, algo estranho..
Os sintomas da gravidez na primeira semana são praticamente nulos, porém, algumas mulheres relatam sentir alguns sintomas, como inchaço e maior sensibilidade nos seios, com sensação de peso ou dor na palpação, cólicas, tontura, cansaço e fadiga excessiva, com sonolência maior que o habitual também podem ser observados.
Esses são alguns sinais e sintomas que podem acontecer, podendo aparecer outros ou até mesmo nenhum.
Fontes consultadas:
Google imagens