Muitas mulheres têm dúvidas sobre sua gestação, sobre o que acontece a cada semana que se passa... Então vou escrever sobre cada semana de gestação, explicando o que acontece com a mãe e bebê.
Vamos começar do inicio de tudo: A fecundação!
A ovulação, ou seja, a liberação do óvulo pelo ovário, ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos menstruais de 28 dias, ocorre na metade. Assim, após sua última menstruação, seu corpo já começa a se preparar para receber um novo óvulo que poderá ser fecundado.
Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ela ocorre geralmente na tuba uterina e em até trinta e seis horas após a ovulação.
Como ocorre a fecundação?
Em uma relação sexual, na ejaculação, o homem libera, juntamente com o esperma, cerca de 350 milhões de espermatozoides. Eles se direcionam da vagina para o útero, e dele para as trompas, buscando atingir o gameta feminino, que exerce forte atração química sobre eles. Durante o percurso, muitos ficam para trás, e somente um, ou um número um muito pequeno, consegue atingir o ovócito.
Quando o espermatozoide atinge o ovócito, ocorre a união de suas membranas, acontecendo assim, a fecundação com a união de 23 cromossomos do espermatózoide com 23 do ovócito, passando a formar um complemento normal de 46 cromossomos.
Os sintomas são muito sutis e frequentemente passam desapercebidos para a maioria das mulheres. Na maior parte dos casos, a mulher só percebe os sintomas de gravidez duas semanas após a fecundação. os mais comuns são cólica leve e corrimento tipo cor de rosa ou amarronzado. Esses sintomas são facilmente confundidos como sinal de menstruação, já que ocorre justamente na época em que a mulher deveria menstruar, se não estivesse grávida.
Para melhor entendimento, segue um vídeo de como acontece a fecundação:
Fontes consultadas:
Google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário