A cada semana os sinais da gestação vão ficando mais óbvios. O aumento das náuseas e até as roupas um pouco mais apertadas na cintura são sinais desta sexta semana!!!
O que acontece por dentro?
O tuntum da vida não para. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o seu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, nesta sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12ª e a 14ª semana. Pode ser visto através do ultrassom transvaginal, porém ainda não é possível ouvir.
Seu bebê está aproximadamente com 2,5mm e pesa 4g e, no final desta semana, estará medindo entre 4 e 6mm. Sua cabeça está bem grande e desproporcional ao restante de seu corpo, e pequenas cavidades nos 2 lados da cabeça, que formarão os canais do ouvidos, já podem ser notados. Olhos, ouvidos, boca e língua estão se desenvolvendo a todo vapor. Rins, fígado, pulmão e intestino também. Durante esta semana ocorrerá o fechamento do tubo neural, que conecta o cérebro à espinha.
O que acontece por fora?
Os enjoos matinais estão mais constantes Para diminuí-los, experimente comer alimentos sólidos - uma bolacha do tipo água e sal, por exemplo - ainda deitada, antecedendo a escovação dos dentes. Essa dica pode evitar as náuseas e vômitos tão comuns para a futura mamãe. É importante ter cuidado com a perda de peso excessiva devido aos vômitos que podem ocorrer. Se for preciso procure seu médico ou enfermeiro obstetra!
Seus seios e mamilos estão sensíveis. Algumas veias azuladas podem surgir em seus seios e os mamilos começam a escurecer. Como a tendência é que seus seios comecem a crescer, comece a usar sutiãs de alça larga e com boa sustentação. Você também pode sentir a necessidade de urinar com mais frequência, já que o útero está aumentando de tamanho e pressionando a bexiga.
A sexta semana indica, para a maioria das grávidas, a incidência maior de alguns desconfortos da gravidez, tais como prisão de ventre, corrimento nasal, azia, exaustão e salivação excessiva. Algumas gestantes sofrem com dores de cabeça. Se for seu caso, evite medicações. Massagem no local, banho morno ou compressa com água fria podem aliviar esse desconforto.
Sempre é válido lembrar que assim que descobrir a gravidez, comece imediatamente o pré-natal, visto que no primeiro trimestre ocorrem a maioria dos abortos espontâneos e as más formações.